Odontopediatria
Área da medicina dentária que trata a dentição das crianças e adolescentes, não só pela sua peculiaridade dentária, bem como pela sua particular condição psicológica.
A primeira consulta deve ser realizada quando toda a dentição decídua (dentes de leite) esteja completa (cerca dos dois anos, dois anos e meio), de modo a estabelecer um programa preventivo de saúde oral e interceptar hábitos que possam ser prejudiciais.
Idealmente, quando existe boa saúde oral a criança deve ser observada cada seis meses. Em casos de elevado risco de cárie, esta periodicidade deve ser reduzida para intervalos de três meses.
Periodontologia
Área da medicina dentária que trata das “gengivas”. Controlo da placa bacteriana, controlo de doença periodontal e cirurgia gengival. Esta abordagem engloba tanto a vertente estética como a de tratamento periodontal da doença ativa.
Branqueamento Dentário
Dispomos de várias modalidades de branqueamento: In Office (no próprio consultório – ideal para quem vai casar ou tem necessidade de um resultado muito rápido, sem colaboração) e branqueamento Home (em casa), com recurso a moldeiras e gel branqueador.
Implantologia Oral
Área da medicina dentária que coloca “peças” em titânio, que funcionam como “raízes falsas” – os implantes, que suportam coroas. Estas coroas recuperam no paciente a sua estética e função. A longevidade deste tratamento está bem documentada do ponto de vista científico e clínico.
Cirurgia Oral
Área da medicina dentária dedicada à prevenção, diagnóstico e tratamento de alterações, lesões e patologias da cavidade oral e estruturas anexas.
Contempla por exemplo: extrações dentárias simples, cirurgias de dentes inclusos, biópsias, frenectomias, excisão de lesões com posterior diagnóstico da anatomia patológica, transplantes dentários, e reimplantes em caso de traumatismo.
Dentisteria Estética e Restauradora
Área da medicina dentária que trata cáries (remove e restaura) e faz restaurações estéticas da forma e da cor do dente. Também contempla a execução de facetas em compósito (tornando a superfície visível do dente mais homogénea e estética).
Restabelece a função mastigatória, a estética e a fonética.
Endodontia
Área da medicina dentária dirigida ao tratamento de patologias da polpa (vulgarmente designada por nervo). Resolve muitos casos de dor aguda, e preserva a longevidade da dentição natural. Promove a medicina dentária conservadora.
Prótese Fixa
Área da medicina dentária que aplica coroas a dentes dos pacientes. Coloca coroas sobre implantes e pontes em zonas edêntulas (sem dentes).
Prótese Removível
As próteses dentárias vêm resolver os problemas estéticos resultantes da falta de dentes, assim como restaurar as funções mastigatória, fonética e estética.
Ortodontia
A ortodontia é a área da medicina dentária especializada no diagnóstico, prevenção e tratamento de alterações dentárias (mau posicionamento dentário) e esqueléticas (crescimento/posicionamento incorrecto dos maxilares).
Ortopedia Funcional dos Maxilares
Vivemos tempos em que a saúde oral é cada vez mais valorizada e a procura de cuidados de medicina dentária acontece cada vez mais cedo. Assim, é possível não só, atuar de forma preventiva, como também obter uma detecção precoce das doenças orais.
Hoje em dia é cada vez mais comum a utilização de aparelhos dentários, quer por motivos estéticos de alinhamento dentário, quer por motivos funcionais e estruturais. Segundo a OMS, a terceira doença oral mais comum na população a nível mundial são as más-oclusões, ou seja, o encaixe dos maxilares e dentes faz-se de forma incorreta. Muitas pessoas ainda acreditam que devemos esperar pela troca de todos os dentes para podermos iniciar os tratamentos de correção dentária. Mas será que é bom esperar por essa alteração mais definitiva? Quais são as vantagens de optar por uma intervenção precoce?
Através da Ortopedia Funcional dos Maxilares, já é possível intervir desde cedo, até mesmo na dentição de leite ou durante a troca dos dentes.
O que é a Ortopedia Funcional dos Maxilares? A Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM) é uma área da medicina dentária dedicada ao estudo, prevenção e tratamento das alterações do crescimento e desenvolvimento craniofacial. Através da Ortopedia Funcional dos Maxilares é possível corrigir discrepâncias existentes entre os maxilares e, consequentemente, ajudar na correção da posição dos dentes. Esta especialidade está diretamente relacionada com o crescimento da face. A principal vantagem de optar por uma intervenção precoce é a possibilidade de evitar a evolução de diversos problemas associados ao crescimento da face e dos maxilares.
Quais as possíveis causas dos dentes “tortos” nas crianças? As principais causas associadas às más-oclusões são os hábitos prejudiciais como o uso de chupeta, biberão ou sucção dos dedos, as alterações a nível da respiração, nomeadamente a respiração oral e a mastigação inadequada.
As alterações no crescimento e desenvolvimento dos maxilares interferem com a harmonia da face e estão relacionadas com as funções orais da respiração, deglutição, fala e mastigação. O correto crescimento e desenvolvimento dos maxilares, assim como as funções orais adequadas, são fundamentais para a qualidade de vida da criança. As alterações estéticas e na fala condicionam a autoestima da criança e têm um impacto na saúde oral e geral da criança. Na consulta de Ortopedia Funcional dos Maxilares, promovemos a deteção e intervenção atempada e personalizada para cada caso clínico. Cada paciente é avaliado e tratado de forma a recuperar não só a estética, mas principalmente a função e a melhoria do seu estado de saúde, fazemos uma abordagem multidisciplinar interagindo com o médico otorrino e o terapeuta da fala. Fique atento aos sinais de alerta e lembre-se que prevenir é sempre melhor do que tratar.
Oclusão e Disfunção Temporomandibular
A oclusão dentária é a forma como os seus dentes se relacionam entre si. Para se obter uma oclusão ideal é necessário que se estabeleça uma correta relação entre os maxilares, e um posicionamento dentário que permita a manutenção de todas as funções orais – mastigação, fonação, deglutição e estética. Cientes da importância da oclusão, procuramos restabelecer uma oclusão dentária ideal em todas as nossas reabilitações.
No âmbito das patologias relacionadas com a oclusão destaca-se o bruxismo- vulgarmente conhecido como o “ranger dos dentes”, sobretudo durante a noite e de forma inconsciente. O bruxismo provoca não só alterações a nível da articulação temporomandibular, mas também um grau de elevado desgaste dos dentes que pode provocar dor, para além da evidente componente estética e funcional.
O que é a má oclusão dentária?
Uma má oclusão dentária significa que não existe um posicionamento dentário correto e uma relação adequada entre os maxilares, o que perturba as funções orais – mastigação, fonação, deglutição e estética. Ao longo do tempo, a má oclusão pode provocar dores de cabeça ou pescoço, estalidos, zumbidos, desgaste nos dentes ou dificuldades na mastigação, entre outras consequências que afetam a qualidade de vida.
Abordamos de forma multidisciplinar todo o sistema mastigatório, de forma a que possamos restabelecer uma oclusão dentária ideal em todas as nossas reabilitações.
Medicina Dentária Desportiva
A medicina dentária desportiva é uma área que se encontra em franco desenvolvimento. Tem como objectivo prevenir, diagnosticar e tratar lesões orofaciais que tenham implicação na performance desportiva e garantir uma excelente saúde oral ao desportista, fazendo o diagnóstico precoce de factores prejudiciais e administrando o respectivo tratamento. Pretende melhorar o rendimento dos atletas, profissionais ou amadores, através da manutenção da saúde oral e prevenindo e/ou tratando possíveis lesões decorrentes das actividades desportivas.
O caso “Cissokho” alerta a sociedade para importância da medicina dentária desportiva, em que um problema maxilar terá impedido a transferência de um jogador do FC Porto para o AC Milan. Na medicina dentária desportiva e posturologia salientamos a importância da medicina dentária no âmbito da traumatologia desportiva, sua prevenção e actos terapêuticos, assim como divulgar os riscos e consequências que a falta de atenção e prevenção na saúde oral podem provocar na prática do desporto profissional e amador.
Uma boa higiene oral é fundamental para a prevenção de problemas nas articulações e no sistema do coração.
Hoje em dia, a ciência estuda de forma profunda a possível relação entre a articulação temporomandibular (articulação que “encaixa” o maxilar superior no inferior), oclusão dentária e performance no desporto.
As dores cervicais encontram-se entre as maiores causas de pedidos de baixa por incapacidade laboral. São muitos os pacientes com limitação nos seus movimentos, dores, desconforto e dormências nos membros superiores e inferiores que podem, com o tempo, sofrer de agravamento.
A cervicalgia ( dor na zona cervical) pode ser decorrente de desordem mecânica, fatores posturais e ergonómicos ou do excesso de sobrecarga dos braços. A dor cervical resulta em perda na produtividade importante em certas ocupações e a maior predisposição de lesão associa-se a certos tipos de atividades e à idade.
Na Clinica de Sta. Luzia associamos a sua saúde oral e a sua postura na diminuição e prevenção destes sintomas. Avaliar correctamente a sua postura e a sua oclusão são ferramentas importantes para a sua qualidade de vida.
“Eu sei que é daquele sorriso que minha alma precisava.”
Tati Bernardi